quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Fotografia em movimento - Panning por Antonio Marin Jr.


"A técnica de fotografia Panning consiste em deixar o motivo focado e deixar o fundo desfocado, ou borrado. A velocidade do obturador deve ser lenta e o motivo deve ser acompanhado com a câmera."
Como fazer:

Primeiramente, com máquinas compactas é um pouco difícil. As vezes você consegue de primeira, mas as vezes não. E o foco nas compactas com disparos contínuos é mais difícil porque você acaba perdendo a imagem durante os disparos.
Para focar qualquer objeto é necessário apertar o botão primeiro até a metade. Depois você deve acompanhar o skatista (motivo) focado e disparar. Para fazer esse foco é preciso que você acerte o pontinho central que se vê no visor no motivo. Isso é uma garantia maior de que o foco ficou no motivo em movimento.

Pontos focais

Em seguida pode disparar no modo contínuo, acompanhando o motivo (esse modo possibilita acertar mais fácil) ou único. Acho que todas as digitais hoje em dia tem esses dois tipos de disparos.
Agora vou falar da parte mais difícil que é acertar a velocidade do obturador. Se a velocidade de disparo for muito alta, vai ficar tudo congelado e não vai dar o efeito.
Exemplo velocidade alta congelou toda a imagem:

C:\Users\Antonio Marin Jr\Pictures\Flickr\Fotocomposição\Panning\IMG_8464.JPG

Então é necessário colocar uma velocidade um pouco baixa (1/20, 1/30) para que o skatista fique congelado e o fundo borrado/riscado. Quanto mais rápido tiver o skatista (motivo) mais riscado e borrado vai ficar o fundo e mais legal vai ficar a foto.
Se o motivo estiver muito rápido, a velocidade do obturador pode ser um pouco mais rápida também (1/50, 1/60).
Essa eu fiz com uma DSLR Canon EOS T3i.
Tempo de exposição: 1/15 (o skatista estava muito devagar, então com essa velocidade e sem adiantar ou atrasar o foco acabei conseguindo um bom efeito).

C:\Users\Antonio Marin Jr\Pictures\Flickr\Fotocomposição\Panning\Panning - Antonio Marin Jr (4).JPG

Veja a foto abaixo com o ciclista focado. O foco permaneceu no ciclista (foco seletivo) mesmo aparecendo outro elemento em movimento.
Tempo de exposição: 1/40s (velocidade um pouco alta. Repare que o fundo não ficou tão desfocado, mas a presença de outro elemento deu um efeito interessante)

C:\Users\Antonio Marin Jr\Pictures\Flickr\Fotocomposição\Postadas\Panning - Antonio Marin Jr.JPG

Resumindo: mirou (centro do visor) - focou - acompanhou - disparou (único ou contínuo)

Agora é com vocês: postem uma foto Panning na Comunidade Fotógrafos do Brasil com a hashtag: #concursofotobrasilpanning e local (cidade/estado) até o dia 29/10 às 20h.

Após esta etapa serão selecionadas 3 fotos para votação pública. A vencedora entrará para coleção Fotos Vencedoras do Concurso Fotógrafos do Brasil, e o autor da foto escolherá o tema para o próximo concurso. Paticipem!! :D