sábado, 18 de fevereiro de 2017

Aves, Pássaros e Fotografia por Luiz Martins


Olá, amigos.
Mais uma vez, quero agradecer pela oportunidade de participar dessa competição tão sadia e parabenizar aos Coordenadores do Fotógrafos do Brasil na seriedade das escolhas das fotos concorrentes, pois a classificação da categoria exposta no tema (Pássaros) requer cuidados especiais. Embora todos os animais da classe possuam características semelhantes, existem dois grupos distintos, Aves e Pássaros.
Pica-Pau-do-Campo (Colaptes campestris) - Ordem: Piciformes
Nem todas as aves são pássaros, mas todos os pássaros são aves. As aves são animais vertebrados e endotérmicos, que conseguem manter a temperatura do corpo constante e possuem os membros anteriores transformados em asas. 
Garça-branca-grande ((Ardea alba) - Ordem: Pelecaniformes
Já as aves que fazem parte da ordem Passeriforme, classificadas como passarinhos ou aves canoras (aves que cantam), reúnem mais da metade de todas as espécies de aves no Planeta Terra. Nesse grupo reúnem aves de tamanho pequeno e médio, cujo tamanho do bico varia de acordo com o tipo de alimentação. Todas as aves do grupo considerado "Passeriforme" têm o canto melodioso e são chamadas de passarinhos.
Cardeal-de-Topete-Vermelho (Paroaria Coronata) - Ordem: Passeriformes
Aproveito para agradecer a todos que votaram em minha foto, pois é um privilégio ser escolhido pela segunda vez em um grupo composto por excelentes fotógrafos dos diversos cantos do mundo.
A foto vencedora foi tirada no Parque Estadual Chico Mendes, Recreio dos Bandeirantes no Rio de Janeiro. Ela faz parte da minha coleção de fotos tiradas no campo, pois volta e meia estou em contato com a Natureza.
Tiê-Sangue (Ramphocelus bresilius) - OrdemPassariformes
Parte da minha história com a fotografia eu já contei aqui: https://fotografosdobrasil.blogspot.com.br/2016/12/destaque-da-comunidade-luiz-martins.html, mas sempre haverá algo a dizer sobre o assunto.
A definição de fotógrafo está muito além de sair por aí tirando fotos, pois a fotografia não se revela apenas em um click, mas no prazer de fazer aquilo que gosta.
Chega um tempo em que a câmera passa a ser a sua companheira inseparável. Independente das funções que abrangem atividades profissionais, o exercício de fotografar é uma terapia. 
Garça-branca-Grande (Ardea Alba) - Ordem: Pelecaniformes
Na maioria das vezes, o fotógrafo atua também como um artista, pois usará sua habilidade e sensibilidade para capturar momentos únicos e imagens que somente um olhar insistente seria capaz de registrar
Coruja Buraqueira (Athene cunicularia) - Ordem: Strigiformes
Obrigado e um grande abraço a todos!

e o autor da foto vencedora do Concurso Fotógrafos do Brasil