quarta-feira, 5 de abril de 2017

Destaque da comunidade: Fábio Vinícius Ferreira


" Ao fundo, um pouco distante, aparece o local em que capturei o beija-flor"

Fotógrafos do Brasil!!! 
Foi com imensa satisfação e alegria que verifiquei a minha imagem como vencedora do concurso para capa do bimestre.
Descobri a comunidade há pouco tempo, e desde então venho observando as fotos postadas, bem como a inteligente interação entre os membros por meio de concursos de temas variados.
Acho que não havia me inserido antes por me considerar um tanto quanto reservado, tanto é que até pouco tempo socializava as minhas fotos apenas para o ciclo familiar e para amigos mais próximos. Somente há +- 1 ano é que passei a submeter algumas de minhas fotos no site Viewbug.com, onde a interação é menos expositiva, porém, com igual oportunidade de participação nos diversos concursos temáticos oferecidos.
A partir da boa aceitação das imagens submetidas é que avaliei passar a divulgá-las com mais regularidade e para um público diverso. Foi quando conheci a Comunidade Fotógrafos do Brasil, na qual somente recentemente fui inserido como membro.

Pôr-do-sol na Transpantaneira no Pantanal Matogrossense
Tenho 44 anos, nascido na cidade do Rio de Janeiro - RJ, porém há muito tempo residente na cidade de Cuiabá - MT. Comecei a fotografar mesmo por acaso, a partir da necessidade de tirar fotos em eventos familiares, para tê-las como recordação. 
No natal de 2014, no entanto, quando viajamos para a região do Paraná, mais especificamente em Mandirituba - PR, ao explorar os recursos e potencialidades da máquina fotográfica, consegui capturar o que considero uma das minhas mais belas imagens (Canário-da-Terra), que postei na comunidade na semana da escolha da foto de capa.

Canário-da-Terra
Esta surpresa e sensação de que poderia mais do que simplesmente tirar fotos em eventos de família, me fez mudar o foco e mergulhar neste mundo mágico da fotografia.

Deste evento em diante, não parei mais, e em cada uma de nossas viagens em família, muitas das vezes em oportunidade fortuitas, procuro capturar imagens, preferencialmente de nossa flora e fauna, com uma tendência à captura de imagens de pássaros, com os quais mais me identifico.

João-de-Barro
Não foi diferente com a imagem do beija-flor postada para o concurso da capa, que em meio às belas flores violetas, em um estreito jardim ao lado dos trilhos de trem na estação da Cidade de Carlos Barbosa - RS, consegui produzir aquela bela imagem.
Alí iniciaríamos o passeio de trem, conhecido na região como "Maria Fumaça". Sentado à janela do trem e contemplando aquele belo jardim, logo vislumbrei o beija-flor. Confesso que talvez nem tivesse feito o registro se não houvesse visto este belo pássaro que tanto me encanta. Este era o desafio.

Nestes casos, sabe-se que não dispomos de muito tempo, pois o beija-flor simplesmente pode ir embora e frustrar o fotógrafo. Então, procurei simplesmente focá-lo em meio àquelas cores que faziam-no sumir, sem utilização de qualquer técnica específica. Fiz duas imagens na tentativa de capturá-lo, as quais posto abaixo. De uma delas ele escapou.

Foto Capa da Comunidade Fotógrafos do Brasil


Meu muito obrigado pela oportunidade. Abraço a todos!

-----------------------------

Perfil do Fábio no G+