quarta-feira, 31 de maio de 2017

Fazendas por Luiz Martins

 
Hoje, eu quero iniciar parabenizando a cada participante deste desafio, principalmente aos que participaram e não tiveram suas fotos entre as finalistas porque, independente das discussões que fazem parte da cultura no processo de aprendizagem, os desafios celebram e premiam todas as fotos participantes. 
Fazenda São Luiz da Boa Sorte, Vassouras, RJ.
Quando tive a minha primeira foto vencedora com o tema "Monumentos Históricos" https://fotografosdobrasil.blogspot.com.br/2016/12/destaque-da-comunidade-luiz-martins.html, a disputa era bem mais tranquila. Hoje, o nível das fotografias dos concursos e desafios evoluiu graças ao aperfeiçoamento dos participantes. Independente de vencer ou não, a participação dos desafios e dos concursos enaltece o trabalho do fotógrafo.
Fazenda São João da Prosperidade, Barra do Pirai, RJ.
Agradeço a todos que votaram em minha foto. Sei que a escolha foi difícil, já que todas as fotos merecem destaque. Só o fato de ter uma foto entre as três finalistas já é um prêmio, pois, como eu disse, a disputa está cada vez mais acirrada.
Fazenda Santa Cecília, Miguel Pereira, município do Rio de Janeiro

---------------------------------------
A foto de Luiz foi vencedora do 27º Concurso Fotógrafos do Brasil com Tema Fazendas
---------------------------------------  
Sobre a fotografia vencedora: Foi feita no ano de 2016, quando visitei a fazenda Boa Vista, acompanhado de fotógrafos, professores e jornalistas, com apoio da empresa de Turismo Clevertur.
(http://www.clevertur.com.br/)
É um grande prazer falar sobre fazendas, já que vivi a minha infância no interior, onde aprendi a conviver e dar valor à natureza. Assim como a fazenda Boa Vista, outras fazendas que eu tive o prazer de conhecer, foram grandes produtoras de café e fazem parte da história do Brasil. (Clique nas fotos para ler detalhes sobre cada fazenda)
Quando se fala em fazendas fala-se em grandes produções de café no Brasil. O café foi o principal produto de exportação da economia brasileira durante o século XIX e o início do século XX, garantindo a sustentação do Império no Brasil.
Fazenda Loanda - Bananal, SP
Fazenda Loanda- Bananal, SP - cap. II
As raízes do café no Brasil foram plantadas no século XVIII, quando as mudas da planta foram cultivadas pela primeira vez por Francisco de Melo Palheta, em 1727, no Pará. A partir desta data, o café foi difundido no litoral brasileiro, chegando ao sul e depois a outras regiões, como no interior do estado do Rio de Janeiro, por volta de 1760.
Fazenda Mulungo Vermelho,- Vassouras, RJ
Fazenda Mulungo Vermelho - Vassouras, RJ
Finalizando, quero agradecer mais uma vez ao Fotógrafos do Brasil pela oportunidade de poder divulgar um pouco da minha vida nesta arte que conta histórias por meio de imagens, registrando as regiões brasileiras que poderão servir como lembranças e testemunhas do tempo.
Fazenda São Bernadino em Tinguá (Nova Iguaçu - RJ)
Um grande abraço a todos.
----------------------------------------------------