segunda-feira, 26 de junho de 2017

Cores por Michel Silva


As cores tem uma grande importância na fotografia: além de transmitir as cores reais (ou não) de uma cena, elas também podem transmitir sensações diferentes. Na escola aprendi sobre as cores quentes, frias, primárias, terciárias e o que cada uma podia transmitir. 
Durante o período em que trabalhei com o teatro, esse aprendizado se tornou mais profundo, cada cena que se passava, era uma luz diferente, representando um clima e as emoções que estavam em cena, precisava entender o que cada uma representava.
Depois de um período um pouco limitado, trabalhando apenas com algumas gelatinas, comecei a trabalhar com iluminação de led. Ali o universo das cores se expandiu, qualquer cor era possível.
Foi nesse momento que aprendi a trabalhar com as cores RGB (Red, Green, Blue - Azul, Verde e Vermelho em PT-BR), esquema semelhante a mistura das cores primárias em que aprendemos na escola. Isso facilita na hora que vamos utilizar a curva de tons.
Depois de um tempo comecei a prestar a atenção nos filmes, que também podem servir de inspiração. Abaixo, deixo um link com exemplo de algumas paletas de cores usadas em filmes:
28 Paletas de cores do cinema e suas sensações (imagem: Geekness)
Uma dica para fazer combinações na fotografia é utilizar o círculo cromático:

Neste exemplo, o azul e o verde são cores análogas e o vermelho uma cor complementar:

Outro exemplo de cores análogas:


Edição de Imagens
Atualmente estou bastante focado na edição. Tenho experimentado alguns programas de edição e uso de presets (predefinições) e recentemente descobri como fotografar em RAW utilizando a câmera que possuo. Com o formato RAW tenho muito mais liberdade na hora da edição e qualidade na hora do resultado final. Na edição podemos chegar exatamente nos tons que queremos, sejam eles reais a cena ou não.
Abaixo alguns exemplos de edições que fiz:

  • Nesse exemplo utilizei a remoção de tons indesejáveis para excluir o rosa e o vermelho e diminui a temperatura da imagem:

  • Nessa imagem também exclui os tons de vermelho e utilizei um filtro do VSCO para alterar o tom da imagem.
  
  • Outro exemplo de uma mesma imagem com tons diferentes:
  
Nos exemplo acima, utilizei o Lightroom Mobile, Snapseed e o VSCO Cam. Todos eles gratuitos para celular.

O grafite
Também não posso deixar de lado as fotografias dos grafites, que colorem a nossa cidade de São Paulo.
  
  




---------------------------------------
A foto de Michel foi vencedora do 28º Concurso Fotógrafos do Brasil com Tema Cores e Objetos
---------------------------------------  
Sobre a fotografia do concurso
Imagem original, sem corte
Fiz essa imagem no ano de 2015, tinha acabado de chegar o filtro close up que tinha comprado da China e estava fazendo alguns testes.
Nessa época, também estava aprendendo a usar o flash da câmera. Inicialmente tava tentando reproduzir uma das primeiras imagens que tinha feito e postado no IG, para participar de um concurso. A ideia não saiu exatamente como eu queria e então resolvi testar alguns ângulos diferentes e esse foi o melhor resultado que obtive.
Esta era a ideia inicial:
Quando o concurso foi anunciado, lembrei-me dessa imagem e nada melhor que os lápis para representar as cores.
Foto vencedora, tema Cores e Objetos
Apesar de preferir as imagens coloridas, também gosto de arriscar algumas em preto e branco. O importante é fotografar, com cor ou sem e transmitir o que se quer!
-----------------------------------------